quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Review: This Town Needs Guns - Animals


  1. Chinchilla (4:22)
  2. Baboon (3:26)
  3. Lemur (3:09)
  4. Badger (4:53)
  5. Quetzal (0:35)
  6. Panda (3:25)
  7. Elk (3:46)
  8. Pig (3:46)
  9. Gibbon (4:27)
  10. Dog (2:52)
  11. Crocodile (2:31)
  12. Rabbit (4:43)
  13. Zebra (1:50)
A primeira coisa que me chamou a atenção nesse grupo britânico foi o nome, This Town Needs Guns. Um nome bem peculiar que já anuncia um certo senso de rebeldia. Então dou de cara com a capa do único álbum lançado até então, Animals, de 2008, uma imagem "feliz" cheia de, obviamente, animais. E os nomes das músicas ? Como esperado (?!), tirada da lista de um zoológico.

Mas então eu escuto a primeira música, "Chinchilla":


This Town Needs Guns - Chinchilla

OK, essa me pegou desprevenido. Que guitarra mais louca é essa ? E essa mudança de tempo constante ? A música tem menos de 4 minutos e meio e muda umas 6 vezes ! Interessante e desafiador, no mínimo.

Com o passar das faixas o estilo do This Town Needs Guns vai ficando claro. Apesar de ser rotulado como uma banda Indie, o grupo tem uma forte tendência para o Math Rock, que busca ritmos atípicos e complexos. O vocal de Stuart Smith não me empolga, mas não chega a ser desagradável.

"Baboon" continua a mostrar a perícia do guitarrista Tim Collis, que parece sofrer de hiperatividade. No final dessa música ele abusa de notas bem experimentais. "Badger" tem uma melodia mais lenta que a das primeiras faixas (apesar de também mudar diversas vezes) e é outro destaque do álbum.

"Panda" conta com passagens mais melódicas, mas não menos inventivas. A instrumental "Elk" é linda e melancólica, graças ao trompete que acompanha a guitarra errante de Smith. Mais um destaque do disco.


This Town Needs Guns - Elk

"Gibbon" talvez seja minha faixa preferida. Dessa vez o baterista Chris Collis é o principal destaque. A quantidade de variações com as baquetas nessa música é bem impressionante. Até o vocal parece soar melhor aqui.


This Town Needs Guns - Gibbon

"Rabbit" é outro ponto alto, contando inclusive com passagens de violino no final. O disco se encerra com a breve e excelente "Zebra", com um xilofone e mais violinos, formando um som bem diferente das faixas anteriores.

Animals é altamente recomendado para quem busca música instigante, original e de instrumentação complexa. Se a banda conseguir manter a qualidade nos próximos trabalhos se tornará uma grande referência nesse estilo bem particular de rock.

Um comentário:

BlogBlogs.Com.Br