segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Review: Opeth - Damnation


  1. Windowpane (7:45)
  2. In My Time of Need (5:50)
  3. Death Whispered a Lullaby (5:50)
  4. Closure (5:16)
  5. Hope Leaves (4:30)
  6. To Rid the Disease (6:21)
  7. Ending Credits (3:39)
  8. Weakness (4:09)

Da série "mais cedo ou mais tarde estaria no Cancelando Ruído", o sétimo disco da banda sueca Opeth, lançado em 2003, certamente é um dos meus preferidos.

Damnation é um pouco "enganador" para quem não conhece a banda, pois o Opeth é reconhecido como sendo um grupo de Death Metal ou Progressive Death Metal. Mas aqui o vocalista Mikael Åkerfeldt emprega somente vocais "limpos", nada de rosnados e guturais que marcaram os trabalhos anteriores.

"Windowpane" já inicia apresentando um tom suave, mas um tanto quanto sombrio. O solo de guitarra no meio da música é especialmente bonito e inspirado. Uma das minhas preferidas.


Opeth - Windowpane

"In My Time of Need" continua o clima intimista com uma melodia ainda mais melancólica. Mas o baixo e os teclados de fundo ainda mantém o clima sombrio, bem típico do Opeth. Aqui a voz do Mikael parece ainda mais realçada que antes. Excelente faixa.

"Death Whispered a Lullaby" apresenta algumas das melhores linhas acústicas e de guitarra do disco. Essa música é um destaque fácil com suas duas passagens mais psicodélicas no meio e no final. Ouvir essa faixa no fone de ouvido aumenta ainda mais a experiência.


Opeth - Death Whispered a Lullaby

"Closure" finalmente apresenta uma bateria um pouco mais diferenciada, mas não chega a ser tão marcante quanto as demais faixas. Talvez seja para dar espaço à fantástica "Hope Leaves" que vem em seguida. Essa música se destaca em todos os sentidos: dedilhados, vocal, linha de baixo, tudo criando um clima bem melódico. Pena que ela seja um pouco curta.


Opeth - Hope Leaves

As últimas três faixas mantém o tom sombrio do álbum, se baseando bastante nos vocais suaves ou nos teclados, principalmente "Weakness", que encerra o disco em um clima quase sinistro proporcionado pela voz de Åkerfeldt.

Tenho certeza que muitos não vão gostar de Damnation na primeira escuta. Mas quem souber aceitar uma proposta mais melancólica e intimista vai adorar todas as oito faixas desse excelente disco do Opeth.

Detalhe, o trabalho foi todo produzido pelo onipresente Steven Wilson, do Porcupine Tree, que mantém boas relações com a banda sueca e inclusive já anunciou um disco em parceria com o Mikael Åkerfeldt para 2011. Impossível não ser incrível.

2 comentários:

  1. Ae cara, tu ta mantendo uma boa frequencia no blog, ein?! :) Ta ficando massa!! Por enquanto as músicas que mais gostei foram as do Temple of the Dog... Agora Hope Leaves eu já tinha escutado varias vezes, essa música gruda na cabeça!!!

    Só mais uma coisa, dá uma olhada nas datas dos posts porque parece que tão saindo erradas... :(

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelos comentários, Farina.
    O problema das datas é bug do Blogger aparentemente...

    Outra maneira de checar se tem postagens novas (além do meu twitter) é pelo feed do site: http://feeds.feedburner.com/CancelandoRudo

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br