sábado, 27 de novembro de 2010

Review: Explosions In The Sky - The Earth Is Not a Cold Dead Place


  1. First Breath After Coma (9:33)
  2. The Only Moment We Were Alone (10:14)
  3. Six Days at the Bottom of the Ocean (8:43)
  4. Memorial (8:50)
  5. Your Hand in Mine (8:16)

A banda americana Explosions In The Sky foi minha introdução no mundo do Post Rock, uma mistura de Rock, Jazz, Prog e música ambiente experimental. The Earth Is Not a Cold Dead Place, lançado em 2003, é o terceiro álbum do grupo e provavelmente o meu preferido de todo o gênero.

O disco é bastante homogêneo, com as 5 músicas (todas com mais de 8 minutos) se interconectando de maneira bastante natural. As faixas podem ser resumidas por ondas alternadas de guitarras sutis, acompanhadas por uma bateria muitas vezes minimalista, com algumas mudanças de ritmo súbitas, como em "First Breath After Coma" e "The Only Moment We Were Alone". Logo em seguida, sem pausa, inicia "Six Days at the Bottom of the Ocean", possivelmente a faixa mais agradável do álbum. Impressionante os lindos sons feitos com as guitarras por aqui.


Explosions In The Sky - Six Days at the Bottom of the Ocean

É bem interessante a meneira como a banda consegue fazer os instrumentos conduzirem as melodias de maneira tão suave e tão tranquila. As cordas são tão expressivas que você corre o risco de nem perceber que não existe vocal. Essa característica é bem marcante na faixa "Memorial", certamente uma das mais belas. "Your Hand in Mine" termina o disco com o mesmo tom de suavidade, formando facilmente um loop com a primeira música.


Explosions In The Sky - Memorial

A viagem musical proporcionada por The Earth Is Not a Cold Dead Place é extremamente recompensadora. Suas notas parecem se expressar de uma maneira diferente cade vez que você as escuta, mas sempre causando um clima de tranquilidade. Altamente recomendado para relaxar ou simplesmente vagar em meio a pensamentos tão abstratos quanto as próprias melodias.

2 comentários:

  1. Caraaaaamba, César! Que banda impressionante! Ouvi as duas músicas e adorei! Muita sensibilidade, muita delicadeza e muita energia também. Valeu demais!

    ResponderExcluir
  2. Hehehe Engraçado que quem curte Explosions In The Sky cita justamente essas palavras: "sensibilidade", "delicadeza" e "energia".
    Com certeza haverá outras bandas de Post Rock aqui no Cancelando Ruído :)

    Valeu !

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br