sábado, 20 de novembro de 2010

Review: Anima Mundi - The Way


  1. Time to Understand (13:59)
  2. Spring Knocks on the Door of Men (26:32)
  3. Flying to the Sun (9:33)
  4. Cosmic Man (8:18)
Fortemente influenciada por grupos progressivos dos anos 70, principalmente pelo Yes, a banda cubana Anima Mundi lança esse ano seu terceiro trabalho, The Way. Talentosos representantes do Symphonic Prog, esses cubanos utilizam uma grande variedade de instrumentos em suas longas composições, criando verdadeiras viagens musicais.

A primeira música "Time to Understand" se inicia com ar épico, contrastado em seguida pela entrada do vocal melódico de Carlos Sosa. Daí em diante os sons variam com grande rapidez, passagens acústicas, trechos de flauta e diversas variações de teclado. Grande destaque para o final, quando uma guitarra suave coberta por teclados faz um lindo solo, terminando com um clima bem aéreo.


Anima Mundi - Time to Understand

Agora é a vez da faixa verdadeiramente épica, "Spring Knocks on the Door of Men", do alto dos seus 26 minutos. Impressionante como uma música tão longa, de tão agradável, passa tão rápido A grande presença de teclados e o uso de percursão variada às vezes nos faz pensar que estamos ouvindo a trilha sonora de um filme de aventura. Os solos de guitarra no meio da música são sensacionais e fazem o tom ficar um pouco mais melancólico. Mas logo em seguida o caos de teclados e bateria volta, acompanhado por um baixo proeminente. Próximo do final a melodia é suavizada novamente, graças ao retorno do vocal, seguido por flautas e violão.

"Flying to the Sun" é bem energética, com maior presença de vocais e uma bateria mais acelerada, seguida por uma linha de baixo constante. Mas os teclados de Virginia Peraza mais uma vez roubam a cena, tanto nos trechos mais rápidos quanto nos órgãos "de igreja" no meio da música.

"Cosmic Man" é praticamente interconectada à faixa anterior, mas com um ritmo um pouco mais suave. Os grandes destaques aqui são o baixo marcante durante todos os 8 minutos, e os solos de piano no meio da música e de guitarra no final.

The Way é a prova que ainda são lançados discos sinfônicos de excelente qualidade. Toda vez que ouço uma de suas músicas descubro novas passagens, novos instrumentos e viajo ainda mais !

2 comentários:

  1. Há! Review de cd com 4 músicas é mais fácil esse não valeu... hehehe! Cara, falando sério agora, mas um otimo review! Achei apenas que faltou um pouco mais sobre a banda e o ano de lançamento do Cd! Sobre a música, gostei, vocal bem bonito em alguns momentos chega a parecer feminino.

    ResponderExcluir
  2. O disco foi lançado esse ano (2010), como disse no começo.
    A banda possui mais 2 trabalhos, Septentrión (2002) e Jagannath Orbit (2008).
    O mais legal é saber que existe música progressiva de qualidade sendo feita em todos os cantos do mundo :)

    Valeu !

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br