terça-feira, 15 de março de 2011

Review: Pure Reason Revolution - The Dark Third


1. Aeropause (5:04)
2. Goshen's Remains (5:45)
3. Apprentice Of The Universe (4:16)
4. The Bright Ambassadors Of Morning (11:56)
5. Nimos And Tambos (3:44)
6. Voices On Winter / In The Realms Of The Divine (6:35)
7. Bullitts Dominæ (5:22)
8. Arrival / The Intention Craft (8:53)
9. He Tried To Show Them Magic! / Ambassadors Return (13:13)

Mais uma banda que eu estava qurendo colocar no Cancelando Ruído já há algum tempo. Os ingleses do Pure Reason Revolution foram uma das minhas maiores "descobertas" ano passado. Apresentando um prog moderno com forte influência da música eletrônica, a banda mostra serviço em seus 3 álbuns já lançados.

O primeiro trabalho da banda, The Dark Third, é o mais fiel às raízes progressivas e, talvez por isso, o que eu mais ouço. O título refere-se ao terço da vida que passamos dormindo, sonhando, inconscientes. Seguindo o tema, as músicas possuem clima aéreo com uma grande quantidade de camadas sonoras e mudanças melódicas.

O combo inicial, "Aeropause", "Goshen's Remains" e "Apprentice Of The Universe", é certamente a sessão musical que eu mais ouvi nos últimos meses. O começo instrumental "floydiano" e a entrada sensacional do vocal de Chloë Alper (que também toca o baixo da banda) já são o suficiente para deixar o ouvinte em alerta.

Mas o restante de "Goshen's Remains" mostra uma superposição de sons impressionante. Quando os violinos invadem o ambiente seguidos por uma profusão de vocais masculinos e femininos você se rende. E ainda nem começou "Apprentice Of The Universe", com bruscas variações entre trechos melódicos e acelerados. Confiram.


Pure Reason Revolution
Aeropause, Goshen's Remains, Apprentice Of The Universe

Mas o épico oficial de The Dark Third é "The Bright Ambassadors Of Morning" e sua pseudo continuação que termina o álbum, "He Tried To Show Them Magic! / Ambassadors Return". Os arranjos vocais dessas músicas são incríveis. A grande participação de órgãos e sitetizadores adiciona ainda mais personalidade às músicas. Outro grande destaque do álbum, que nem precisava mais provar alguma coisa.


Pure Reason Revolution - The Bright Ambassadors Of Morning

Para falar a verdade, esse disco não possui faixas fracas. Apesar de ter destacado os dois momentos mais épicos, as faixas que se seguem são todas excelentes. "Nimos And Tambos" possui de longe o refrão mais empolgante e rápido do álbum, "Voices On Winter / In The Realms Of The Divine" possui os tons mais melancólicos e ótimos duetos, "Bullitts Dominæ" possui boas passagens de violino e mais um refrão interessante. "Arrival / The Intention Craft" talvez seja a faixa menos criativa, sendo um retalho de outros trechos do álbum.

Pure Reason Revolution lançou um excelente primeiro trabalho com The Dark Third, sendo altamente recomendado para os leitores do blog. A única ressalva que faço é que os álbuns seguintes da banda apresentam um foco maior nas influências eletrônicas e nas batidas mais aceleradas. Apesar de eu apreciá-los da mesma forma, alguns podem ficar receosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br