sexta-feira, 11 de março de 2011

Review: Big Big Train - The Underfall Yard

1. "Evening Star" – 4:53
2. "Master James Of St. George" – 6:19
3. "Victorian Brickwork" – 12:33
4. "Last Train" – 6:28
5. "Winchester Diver" – 7:31
6. "The Underfall Yard" – 22:45

The Underfall Yard, o último disco da banda britânica Big Big Train, foi listado por muitos entre os melhores lançamentos progressivos de 2009. Talvez a principal característica deste álbum seja sua capacidade de mostrar prog de qualidade e ao mesmo tempo ser consideravelmente acessível a quem não ouve tanto o gênero.

A abertura do disco, "Evening Star", já prepara o ambiente para melodias intricadas e agradáveis que virão. Coros e um variado conjunto de instrumentos (destaque para a flauta e para o mellotron) geram agradáveis camadas sonoras sinfônicas.

Em seguida vem a minha faixa preferida, "Master James Of St. George". Já me peguei ouvindo essa música repetidas vezes seguidas... O contraste da melodia suave com o refrão empolgante é sensacional. Conta pontos também os bons solos de guitarra e as quebras de ritmo, ditadas pelas viradas de bateria.


Big Big Train - Master James Of St. George

"Victorian Brickwork" começa lenta e suave, apresentando mudanças constantes, culminando em épicos solos que convergem em um final bem emocionante. A qualidade intrumental é mantida em "Last Train", com um ótimo solo de guitarra, agora mais acelerado, mas sem perder o clima emocionante, mantido pelos coros. "Winchester Diver" parece uma continuação direta da faixa anterior, mas com ênfase nos vocais intensos e nos tons emocionantes.


Big Big Train - Winchester Diver

A longa e épica faixa título encerra o disco muito bem. Aqui o som continua dominado por mellotrons e guitarras. Flautas e coros ajudam a manter o tema sinfônico do álbum. Mas como esperado de uma música de mais de 22 minutos, há varias passagens que alternam velocidade e feeling.

The Underfall Yard não só é altamente recomendado para fãs de prog em geral, como também para aqueles que têm vontade de se aproximar mais desse gênero tão instigante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br