sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Melhores álbuns de 2010

Olá a todos. Estive algumas semanas sem escrever no Cancelando Ruído por causa da correria típica de fim de ano, mas cá estamos de volta!

Para o último post de ano resolvi fazer uma seleção dos melhores álbuns de 2010. Sendo assim, citarei os 5 álbuns que mais me impressionaram neste ano em ordem alfabética pelo nome da banda.

Anathema - Were Here Because Were Here



Anathema - Dreaming Light

O Anathema tem conseguido um nível de qualidade crescente nos seus últimos trabalhos, com um som difícil de rotular que une música suave e complexa em proporções muitas vezes inesperadas. Were Here Because Were Here é, de longe, o disco mais leve da banda, e talvez por causa disso, o mais fácil de se apreciar logo nas primeiras audições. As faixas carregam um clima atmosférico e melódico muito interessante. O onipresente Steven Wilson, líder do Porcupine Tree, foi o responsável pela mixagem do álbum, tendo inclusive mencionado que se tratava de um dos melhores trabalhos que tinha participado.

Angra - Aqua



Angra - Awake From Darkness

Por um acaso do destino acabei não fazendo um review completo do último disco do Angra... Não sei se foi porque ouvi eles ao vivo a pouco tempo, mas o fato é que Aqua é sim um ótimo álbum, muito melhor que o apenas mediano Aurora Consurgens. As músicas mais rápidas mostram um power metal original e de qualidade (além de empolgante ao vivo), enquanto as lentas baladas são memoráveis o suficiente para nos lembrar porque o Angra ainda é uma das melhores bandas brasileiras.

Anima Mundi - The Way



Anima Mundi - Time to Understand

Da série "ainda bem que finalmente conheci essa banda", o Anima Mundi me impressionou com seu progressivo sinfônico de alto nível. Com suas 4 longas e envolventes músicas, The Way se torna melhor cada vez que é ouvido, sempre com novas camadas sonoras a serem descobertas. Clique aqui para ver meu review completo desse excelente álbum.

Blind Guardian - At The Edge of Time



Blind Guardian - Sacred Worlds

Cada vez mais épicos, sinfônicos e progressivos, os bardos do Blind Guardian lançaram um dos melhores (senão o melhor) álbum de Heavy Metal do ano. Com 10 músicas impactantes, At The Edge of Time mantém os alemães no topo e simplesmente precisava estar nesta lista. O review completo do disco pode ser visto aqui.

Haken - Aquarius


O primeiro álbum dos ingleses do Haken é desafiador, original e progressivo até a medula. Com constantes e súbitas mudanças de ritmo, Aquarius tem desde trechos intrumentais de técnica exemplar, estilo Dream Theater, até momentos pesados (quase death metal), passando por sons melódicos e suaves. Um belo (e complexo) pacote sonoro que é difícil de recomendar para quem não curte bandas progressivas, mas obrigatório para todo o resto.


Haken - The Point of No Return (parte 1)


Haken - The Point of No Return (parte 2)

Deixem nos comentários suas listas de melhores discos do ano. Boas festas e um ótimo 2011!

----------------------------------------------------
Estou saindo de viagem neste final de semana e retorno na segunda metade de janeiro. Até lá aproveitem os posts já disponíveis no blog e vamos continuar Cancelando Ruído!

3 comentários:

  1. Ae Cara!!! Tava faltando mesmo um Top Top aqui nesse blog!! Hehehe!
    Tu vai ficar devendo um Review do Angra, Anathema e Haken (que lembra kraken... ainda mais com essa sereia na capa...)
    Meu Top então, nessa forma: Banda - Cd - Musica Representativa:

    1 - Blind Guardian - At The Edge of Time - Wheel of Time (Só pra ficar diferente do teu... Mas TODAS as músicas desse CD são Fods...)

    2 - Van Canto - Tribe of Force - Hearted - (Mais um CD Fantastico do Van Canto, cheio de músicas positivas e com o Espirito do Metal!!! Tu ta devendo um Review desse CD, já que tu que me apresentou essa banda)

    3 - Kamelot - Poetry for The Poisoned - Hunter's Season - (Kamelot o casamento perfeito entre Letra + Instrumental e Vocal, os cds deles sempre me levam a reflexão e esse cd apesar de ter uma aura triste, como a capa, é pra mim a CONSOLIDAÇÃO DEFINITIVA DO KAMELOT, NO TOPO!!!) Alias, outra banda que tu me apresentou... Ta devendo review...

    4 - Angra - Aqua - Spirit of The Air (Outra só pra ficar diferente... Depois do ultimo show deles, estou gostando de todas as músicas desse cd!! MUITO BOM!!)

    5 - Slash - Slash - Starlight - (É dificil escolher uma música nesse cd, todas bem distintas, mas Gostei Muito desse disco, traz um sentimento de nostalgia e boas lembranças, ponto pro Slash!! Essa música alias, apesar de um pouco cliche é ROCKZÃUM PURO!!!)

    Também teve outros cds que gostei muito desse ano: Audiovision - Focus ; A7X - Nightmare, Tarja - What Lies Beneath ; Iron Maiden... Muita coisa boa!!!

    Janeiro tem cd novo do Battlelore + DVD... ;)

    Não vai ter um post durante a viagem não?? ;) Boa Viagem Cara!! E bom Natal e Ano novo pra ti e pra todos aqui do blog!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eita, valeu pelo enorme comentário, Farina!

    Tua lista ficou muito boa! Por muito pouco não coloquei o excelente novo disco do Kamelot, Poetry for The Poisoned. Só deixei de lado mesmo porque não ouvi tanto quanto os 5 que listei no post. Mas ele com certeza mostra a estabilidade dessa incrível banda.

    Valeu mesmo pela contribuição! Feliz Natal e ótimo Ano Novo!

    ResponderExcluir
  3. Chegando mais um por aqui. Eu não entendo muito de música, mas sei dizer quando um som é de qualidade. Camadas sonoras, harmonias, melodias e vocais bem trabalhados (quando é o caso de ter vocais), instrumentos executados com competência. Mesmo que algumas músicas tuas não sejam bem o estilo que ouço no dia-a-dia, eu concordo numa coisa: é tudo "high level". Longe da fuleiragem daquelas musiquinhas feitas pra vender (quando música pop era feita pra vender - hoje é feita pra divulgar, vender indiretamente, já que poucos compram mesmo). Aqui no teu blog só tem coisa boa, escolhida a dedo, depois de ouvir várias vezes.

    A seleção dos cinco melhores é uma amostra perfeita do tipo de som que rolou por aqui nestas semanas e que vale a pena ouvir, sempre.

    Vida longa ao blog e vamos continuar ouvindo!

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br